06-04-2021
Da nutrição para o mundo do código
Por Rita Lança
Sempre gostei de ciências e sempre quis entender o funcionamento do corpo humano. Quando era mais nova, andava sempre à procura de informação sobre saúde, dietas e composição dos alimentos, mas nem sempre nas melhores fontes.
O meu interesse nunca parou – tornou-se um objetivo perceber como os alimentos podem prevenir doenças e melhorar a saúde das pessoas. E a prática de uma alimentação saudável com exercício físico tornou-se um estilo de vida.
Formei-me em nutrição em 2010 e tive a oportunidade de trabalhar em diferentes realidades: hospitais, lares, infantário e ginásios.
Como nutricionista, deparei-me com desafios como:
- Expectativas dos clientes – a maioria quer um caminho fácil e resultados rápidos
- Educação – Deparei-me com vários ambientes e crenças familiares sobre dietas e exercício físico que dificultam a educação e a mudança de comportamentos
Naquela altura estava bem. A aprender e a crescer até ao momento em que comecei a sentir-me a estagnar, aborrecida com a mesma rotina, demasiado confortável no lugar onde estava. Profissionalmente já não estava a evoluir e sentia-me limitada. Percebi que não tinha mais por onde progredir.
Adoro nutrição, mas comecei a sentir falta de algo mais – precisava realmente de aprender algo novo e desafiar-me. E foi aqui que começou a minha aventura: da área da nutrição para o mundo do código.
A minha irmã gémea, que também trabalha em programação, sempre tentou “puxar-me” para a área de IT. Ela conhece-me – gosto de lógica, quero aprender e gosto de estudar – mas não sou “geek” e nunca tinha tido interesse em computadores ou informática.
O momento de tomar uma decisão aproximava-se e todas as incertezas sobre o futuro começaram a crescer – o arrependimento por deixar uma paixão pela qual sempre lutei e todos os “ses”:
- E se não for capaz de aprender a programar?
- E se não gostar?
- E se não for suficientemente competente para ter um trabalho nesta área?
Quando deixas de ser quem és, tornas-te em alguém que poderias ser
Da nutrição para o mundo do código
No momento em que decidi abraçar uma carreira em IT, prometi a mim mesma que ia esquecer a nutrição por uns tempos e estar aberta a toda a nova informação que ia chegar. Juntei-me a uma academia de Java, onde tive o meu primeiro contacto com a programação. Estava motivada para aprender coisas novas e pouco tempo depois tive o meu primeiro emprego como developer e comecei a progredir passo-a-passo . Hoje estou a trabalhar na Xpand IT como web developer, onde estou a desenvolver um novo website para um dos maiores bancos portugueses, uma referência em inovação e tecnologia.
Fazendo uma retrospetiva, os meus desafios enquanto developer são constantes. Ao início, tudo era novo e complicado – não tinha conhecimento nem o vocabulário para acompanhar o ritmo dos meus colegas. Hoje, os meus desafios estão relacionados com o facto de que há muito para aprender. Quando nos deparamos com um desafio, precisamos de ser capazes de resolver problemas e estaremos motivados. Apesar de, por vezes, ser stressante, é recompensador ver o progresso e o produto finali .
Estar orgulhosa da minha evolução, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer no mundo do código.
Algumas dicas antes de mudares de carreira
Se estás a pensar mudar para uma carreira em IT, deixo-te algumas dicas:
- Identifica o “porquê” da tua mudança – É a empresa? O trabalho? “Do que é que sentes mais falta?”
- Entende os teus valores, interesses e competências e como eles são incluidos na nova carreira
- Fala com pessoas que têm a função que queres desempenhar. Isto irá ajudar-te a perceber um dia típico de trabalho e identificar as skills e formação necessárias
- Procura saber que competências tens de ter e os caminhos para as poder desenvolver – por exemplo: em universidades, cursos online, estágios ou bootcamps
- Networking – permite que as pessoas te conheçam. Dares a conhecer que pretendes mudar de carreira é importante para criares oportunidades de emprego. Podes também criar uma conta de Linkedin, marcar presenças em encontros de associações profissionais, eventos ou conferências
- Sê persistente – como qualquer início, este também não será fácil! Vais encontrar obstáculos e desafios, mas continua e não desistas
- Sê paciente – cada pessoa aprende ao seu próprio ritmo e ninguém se torna um expert do dia para a noite, sê paciente e celebra cada pequena vitória.
Leave a comment
Comments are closed.