09-12-2020
Ambiente startup numa grande empresa, é possível? Acreditem que sim
Por Nelson Pereira
Os fundadores das grandes startups sabem que desenvolver uma cultura empresarial positiva e inovadora deve estar no topo das suas prioridades. Criar isso numa fase inicial não é assim tão difícil, mas criar uma cultura que evolua com o crescimento da empresa e mantenha as suas raízes é que é um grande desafio.
Este artigo aborda algumas questões: como criar uma cultura de startup numa grande empresa? Ou como manter a cultura original e inovadora ao longo do caminho à medida que a empresa cresce? Depois de responder a isso, darei o exemplo da Xpand IT, a empresa para a qual trabalho atualmente e onde acreditamos ser um caso de sucesso.
Ambiente de startup? O que é isso?
Primeiro, o que é uma startup? O que torna uma empresa uma startup e quando é que ela se forma? A Wikipedia diz-nos que uma startup é uma empresa ou um projeto iniciado por um empreendedor para encontrar, desenvolver e validar um modelo de negócio.
Com esta ideia, o ambiente de trabalho de uma startup vive numa mentalidade constante em querer experimentar coisas novas todas as semanas. Quando não sabes se o produto que estás a construir é o certo ou quando não sabes quem são os teus clientes ou, então, quando não sabes o preço ou modelo de negócios correto, tens de ser rápido, falhar rápido, aprender e seguir em frente. E, nessa longa caminhada, não podes apenas falhar por falhar. Precisas de aprender e melhorar na próxima experiência, nunca repetindo o mesmo erro. Dessa forma, poderás seguir em frente.
Essa ideia define o espectro de uma cultura empresarial que precisa de ser altamente inovadora – testar sempre coisas novas e avançar muito rápido. Assim, segundo a Forbes, quando encontras um modelo de negócio e um produto/serviço correspondente ao mercado, a empresa deixa de ser uma startup e passa a ser um corporação definida.
Como construir este ambiente de startup numa grande empresa?
Enquanto uma empresa vai crescendo, ter um produto/serviço estável, um modelo de negócio que funciona e clientes importantes, faz com que o desenvolvimento da startup desacelere para uma velocidade de cruzeiro. O medo de falhar começa a surgir e começas a não fazer coisas novas da mesma forma que na fase inicial da empresa porque, agora, fazer algo errado pode ser um alto impacto negativo. Geralmente tenta-se jogar pelo seguro.
O problema é que o mercado e a concorrência movem-se incrivelmente rápido (principalmente na área tecnológica). Assim, ou manténs a velocidade de inovação ou jogas pelo seguro, tornando uma eventual ideia irrelevante para a empresa.
Existem algumas ideias e diretrizes que ajudam as empresas a manter o seu ADN de startup e o ritmo acelerado de inovação. A Xpand IT é um bom exemplo dessa implementação.
Para construir ou manter um ambiente de startup numa grande empresa, podemos usar esta lista resumida criada por Sahar Hashemi:
- Põe-te na posição do cliente
- Sai do escritório e fala com os clientes
- Combate burocracias
- Não deixes que a tua experiência te ofusque
- Não sufoques a curiosidade
- Toma ações sobre pequenas ideias diárias
- Não deixes que o perfecionismo te comprometa ou atrapalhe
- Incentiva o fracasso
- Não consideres um “Não” como uma forma de parar
- Cria uma cultura de trabalho mais humana
O ambiente de startup e o ADN fundador da Xpand IT
A Xpand IT é agora uma empresa com mais de 300 pessoas e 17 anos de atividade, com um portfólio muito sólido de produtos e serviços em vários mercados. Como tentamos manter o ambiente startup e o ADN que tornaram a Xpand IT tão bem-sucedida?
Bem, mantemos o foco no cliente e tratamo-los como gostamos de ser tratados quando somos o cliente. Medimos o sucesso do cliente de diferentes maneiras, mas acreditamos que nada se compara a uma boa conversa direta com um cliente para obter feedback honesto e ajudar-nos a melhorar ao longo do tempo.
Tentamos ser o mais transparentes possível. Mantemos as equipas de trabalho pequenas e temos uma hierarquia muito plana porque promovemos uma cultura onde qualquer pessoa pode rapidamente falar ou chegar ao pé de qualquer executivo de topo para partilhar ideias e ter feedback. Qualquer pessoa da empresa está à distância de uma mensagem no nosso sistema de conversação interno. Capacitamos as nossas equipas a tomar as suas próprias decisões.
A empresa é composta por muitos especialistas, mas procuramos manter a curiosidade e a curva de aprendizagem sempre viva. Vamos a eventos de tecnologia, encontros, frequentar cursos e partilhar conhecimento internamente ou externamente. Como disse Steve Jobs, tentamos “mantermo-nos tolos e com fome”. Sendo humildes e compreender que sempre temos algo a aprender é muito importante na cultura da empresa e permite-nos continuar a aprender e a melhorar.
O cliente é uma prioridade para nós, por isso também temos medo de falhar e prejudica-lo. Porém, criamos mecanismos internos para continuar a inovar, experimentando coisas novas e fracassar sem prejudicar os clientes. No final do dia, é como diz Jeff Bezos (Amazon): “Inovação é simplesmente encontrar uma solução para um problema do cliente.” Portanto, a Xpand IT mantém o ritmo de inovação e a cultura de “experimentar coisas novas” viva não apenas em cada equipa, mas também no grupo de pesquisa e desenvolvimento. A Xpand IT é uma empresa inovadora com ADN de startup por natureza e não apenas por padrão.
Startup vs grande empresa com ADN de startup: principais diferenças
Sou um empreendedor. No passado, criei startups que falharam e também trabalhei para outras startups, ajudando-as a construir os seus modelos de negócio e encontrar um produto/mercado adequado. O mundo das startups foi a minha casa durante mais de 5 anos e agora acabei numa grande empresa como a Xpand IT. Porquê? Como membro do grupo de Research and Development, tenho a possibilidade de experimentar todo o entusiasmo de uma startup sem as dores de startup. No mundo das startups, é uma corrida contra o tempo porque construir uma empresa é como “saltar de um penhasco e montar o avião durante a queda” (Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn). Aqui posso concentrar-me no desenvolvimento de um produto excelente para a necessidade do cliente.
Vindo do mundo das startups para trabalhar numa empresa como a Xpand IT, não é apenas um grande desafio, mas também uma grande responsabilidade. Quando existem tantos recursos como temos aqui, temos de corresponder, sem desculpas.
Tentar novas tecnologias ou construir novos produtos/serviços na Xpand IT traz a mesma pressão para tentar testar, fracassar rapidamente e aprender, na procura do sucesso. É um desafio diário. Mas tens os recursos, a especialização e a experiência de que precisas para inovar. É fácil reunir especialistas de áreas diferentes, como Business Intelligence, Big Data, UI/UX, Plataformas Cloud, dispositivos móveis e tecnologias de ponta. Esse ambiente oferece uma grande vantagem para qualquer novo produto ou serviço. Isso não é possível numa startup e é isso que torna o ambiente de startup da Xpand IT uma excelente configuração para a inovação.
Tens que escolher entre um ambiente energético de startups e valores centrais bem estabelecidos? Escolhe ambos! Bem-vindo à Xpand IT.
Referências
- https://sifted.eu/articles/how-to-build-a-startup-culture-in-a-big-company/
- https://www.inc.com/entrepreneurs-organization/5-ways-to-infuse-startup-energy-into-an-established-culture.html
- https://online.hbs.edu/blog/post/startup-vs-corporate-culture
- https://www.forbes.com/sites/quora/2018/04/24/when-is-a-startup-no-longer-a-startup
- https://www.cnbc.com/2018/11/02/linkedin-co-founder-reid-hoffman-says-starting-a-company-is-like-jumping-off-a-cliff.html
Leave a comment
Comments are closed.